11.12.11

Gostava de te levar a passear. Gostava que conhecesses a minha cidade como eu já te conheço a ti. Gostava de te dizer vira a direita, não vás por aí, ou quando chegares ao final da rua espera por mim – porque fiquei com os olhos perdidos em algo que até me fez pegar na máquina fotográfica. Indicar-te, depois, onde é o café a que eu gosto mais de ir. Onde é a esplanada a que eu fui no verão, com os corações mais bonitos que tenho. E sabes quem são? Não sabes, e também gostava que soubesses, gostava que os conhecesses. Mas eu sei. Eu sei que num dia que não hoje mas breve tu os vais conhecer a todos. Gostava de te explicar que a minha vida é o meu dia-a-dia. É nele que encaixo tudo. É a rotina dos meus dias que não existe. As pessoas a quem digo bom dia, boa tarde e boa noite e também aquelas por quem passo sem falar. A minha vida é uma vírgula que me esqueci de mencionar, um ponto final que eu não quis colocar. São espaços abertos e livres para quem os quiser abraçar. A minha vida é isto tudo, mesmo que às vezes não se diga nada. Podia ser um caderno aberto, à beira-mar, em cima de uma rocha firme que não o deixaria cair. Vinha o vento, abria-o e remexia-lhe as folhas. Todas. Uma por uma. Cada dia da minha vida. Mas a minha vida não tem de ser um segredo para ninguém e, se vieres hoje, eu não me importo. Até faço questão. Se vieres hoje, se deixares que hoje te leve a passear, eu não me vou importar de dizer a toda a gente o quanto eu gosto de te ter, de te abraçar. Anda. Vou contar a toda a gente quem são os corações de que falei, os sítios onde vou, o que gosto e o que não gosto, as pessoas que apenas conheço de vista mas que mexem comigo por uns simples olhos bonitos, por um simples sorriso num momento em que eu não esperava, e aquelas que eu tenho ao meu lado todos os dias mas as nossas ligações são pequenos fios de lã. Desgastados. Velhos. Frágeis. Prestes a partir. Vou contar a toda a gente as vezes que choro sem chorar, e as que grito sem gritar. Vou contar a toda a gente as gargalhadas que dou e os sorrisos que ofereço. Mas, primeiro, vou dar-te a mão e levar-te a passear.

5 comentários:

  1. e eu vou gostar muito de passear contigo. tanto como gosto de ler estes teus textos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito.

    "A minha vida é uma vírgula que me esqueci de mencionar", gosto mesmo.

    ResponderEliminar
  3. identifiquei-me muito com este texto. é mesmo bom mostrar todos os lugares físicos e não só que nos descrevem como uma rotina a alguém que resolveu vir visitar.
    espero que continues a escrever sempre do coração. um beijinho e bom fim de natal.

    ResponderEliminar